Temporalidade – Budismo e Hinduísmo – Ataman e Anatan

Por Ryath (Inspirado por Marcelinho)

Uma grande diferença do Budismo com o Hinduísmo é conceito de que tudo muda, pois, a religião do Buda aceita esse conceito, enquanto que a religião dos hindus não.
O mundo em que a gente vive muda constantemente o tempo todo, mas o que existe além desse mundo, como outras dimensões e universos, ou outro lugar no universo, não é algo verificável, mas religião é isso, são as coisas que são passadas e que temos fé.
Um conceito trazido por paranormalidade, ou mediunidade, coisa que acontece quando meditamos, e acontece no Hinduísmo e no Budismo, que tem praticas meditativas, pode-se quem sabe trazer o conceito correto, mas a verificação dele é impossível por enquanto, pelo menos no mundo em que vivemos.
O Hinduísmo foi feito com diversas revelações paranormais ou mediúnicas, e que viéram pela meditação.
O Budismo veio pelos ensinamentos de Sidarta Gautama, o Buda, que foi uma pessoa que transmitia muitos ensinamentos.
A grande diferença entre o Budismo e o Hinduísmo é conceito de atman e anatan, que significam que a alma, nossa essência muda, e que nossa essência não muda.
O anatan é o conceito budista que a alma muda, chamada de essência pelo Zen Budismo, e chamada de Continuum Mental ou Corpo e Mente Muito Sutil no Budismo Esotérico (Tibetano, o Vajrayana).
Observando o autoconhecimento, nós mudamos, isso é inegável, e nossa alma é o que somos de verdade, é o que somos por dentro, a mente muito sutil, e o corpo muito sutil é o nosso corpo espiritual.
O conceito de alma, ou psyshé, dado pelo filosofo Sócrates, é o que somos por dentro, e é ai que vem o nome de Psicologia, que vem de pyshé ou psique.
Segundo Sócrates e Plantão nossa alma é imortal, mas é o que somos por dentro, e a Psicologia, é o estudo do que somos por dentro, é esse o significado desse nome.
Assim o Budismo também é conhecido como Psicologia.
O Budismo é uma Psicologia, filosofia e religião.
O Espiritismo é uma ciência, filosofia e religião.
Então nossa alma é o que somos de íntimo, não é o que fazemos, mas é baseado nela que temos nossos comportamentos, e ela é mutável.
Uma pessoa medrosa se torna corajosa, isso é uma mudança do que a pessoa é, por causa disso é que julgo a alma algo que muda. Mas o que traz a transformação é o autoconhecimento.
Assim como uma pessoa ciumenta se torna segura com a mudança, e isso é uma mudança do bem, positiva.
Ou uma pessoa triste, se torna feliz, isso é uma mudança positiva, que pode vir pelo autoconhecimento ou por outro modo, mostrando, por exemplo, que o motivo de nossa tristeza é ilusório.
Tudo muda, e o autoconhecimento traz mudanças positivas, boas que só melhoram nossa vida, e que não traz mudanças em coisas ruins, mas somente boas.
Se nossa alma é o que somos por dentro, e ela muda com o autoconhecimento, o que acontece é que nossa alma é mutável ao meu ver.
Nesse ponto a Psicologia Budista e a Psicologia Tradicional tem em comum.
Porem a mudança, não a do autoconhecimento, mas a da vida, faz com que tenhamos medo de perder o que é bom e até maravilhoso em nossa vida, e para isso meu mestre, que é da Umbanda, que é a religião que me traz autoconhecimento, me passou um ensinamento sobre isso igual ao do Budismo, que é para vivermos o presente, e não ficarmos pensando que vamos perder algo bom em nossa vida, mas curtir e vivenciar o presente.
Pode parecer difícil isso, mas é a solução para não sofrermos, foque no presente, e também não deixe de cuidar do que é bom para você.
Não fiquei pensando no que é ruim, mas no que é bom.
A Umbanda que eu vivo no centro que frequento, que é o Águas de Luz, meus mestres, que é meu mestre físico e os seus e meus mentores, eles têm muitos ensinamentos iguais ou parecidos com os do Budismo.
Acredito que isso acontece pois assim é a realidade.
Pois só tenho o que agradecer a Umbanda, aos meus mestres, por tudo o que fazem por mim, sempre visando o que me é melhor.
Estou a 20 anos na Umbanda, nesse local, e só tenho a agradecer por tudo.
Fiquem com luz
Seres de Luz

 

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